Mais de 90 deputados da UNITA protestam frente a RNA por eleições justas e liberdade de expressão em Angola

Mais de 90 deputados do partido UNITA, realizam nesta quinta-feira, 8 de maio, uma vigília em frente à Rádio Nacional de Angola, para protestar em favor da transparência eleitoral e da liberdade de opinião em Angola.

O acto visa também assinalar mais um aniversário do Dia do Deputado da UNITA, prestando homenagem ao deputado e jornalista Raúl Danda, falecido a 8 de maio de 2021, vítima de doença.

A informação foi confirmada pelo deputado e secretário provincial da UNITA, Adriano Sapinala, reforçando o conteúdo de uma missiva enviada a várias personalidades, na qual se lê: “O Grupo Parlamentar da UNITA vem, nos termos do artigo 47.º da Constituição da República de Angola e dos artigos 1.º, 3.º e 4.º da Lei n.º 16/91, de 11 de maio – Lei sobre a Liberdade de Reunião e Manifestação –, informar a Vossa Excelência, Sr. Governador da Província de Luanda, sobre a realização de uma vigília junto à Rádio Nacional de Angola, no dia 8 de maio de 2025, entre as 19h00 e as 00h00″ lê-se na nota.

“Esta manifestação tem como objectivo protestar contra a violação da Constituição e da Lei, no que diz respeito à transparência eleitoral, ao tratamento igualitário dos partidos políticos, ao direito de oposição política e à liberdade de opinião, de expressão e de imprensa – todos estes direitos violados pelos órgãos de comunicação social públicos, representados pela Rádio Nacional de Angola”, discreve a nota.

O documento foi enviado ao Governador da Província de Luanda, Luís Manuel da Fonseca Nunes, com cópia para a Presidente da Assembleia Nacional, Ministro da Administração do Território, Ministro do Interior e para o Comandante-Geral da Polícia Nacional (de Angola).

Raúl Danda, destacado político angolano e dirigente histórico da UNITA, faleceu no dia 8 de maio de 2021, aos 63 anos. A sua morte ocorreu de forma repentina, numa clínica privada em Luanda.

Natural de Cabinda, Danda foi jornalista, professor, escritor, actor e activista. Exerceu funções como deputado, presidente da bancada parlamentar da UNITA, vice-presidente da UNITA e “primeiro-ministro sombra” da UNITA. Era licenciado em Gestão de Empresas e Ciências Económicas pela Universidade Lusíada de Angola.

O partido UNITA decretou dez dias de luto pela sua morte, com bandeiras a meia-haste, em reconhecimento à sua dedicação e serviço ao país.

O Decreto

O Decreto é um portal de notícias de Angola sobre actualidade, direitos humanos, corrupção, opinião e liberdade.

CONTACTOS

© 2020-2025 O Decreto | Todos os direitos reservados