Apollo atingido no Huambo

A UNITA, maior partido da oposição em Angola, condenou veementemente neste sábado, 31 de maio de 2025, os atos de intolerância política ocorridos na província do Huambo. Segundo a força política do Galo Negro, um grupo de militantes foi agredido por supostos membros do MPLA durante uma visita de mobilização no recém-criado município da Galanga.

O ataque, ocorrido na sexta-feira, 30 de maio, deixou pelo menos cinco feridos, entre os quais o secretário provincial da UNITA no Huambo, Apollo Felino Yakuvela, figura de destaque na estrutura local do partido.

Em nota oficial, o Secretariado do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA considerou o episódio um grave atentado à democracia e aos direitos fundamentais dos cidadãos. O partido frisou que atitudes como esta comprometem os princípios da convivência pacífica, da liberdade de associação e da livre expressão política.

A UNITA também expressou descontentamento com o que chamou de “silêncio cúmplice” das autoridades competentes, denunciando a ausência de uma resposta imediata diante da violência sofrida por seus membros.

O partido apelou às instituições do Estado, incluindo os órgãos da Administração Local e as forças de Defesa e Segurança, para que realizem uma investigação rigorosa e responsabilizem os envolvidos, nos termos da lei.

Tavares Gabriel
O Decreto

O Decreto é um portal de notícias de Angola sobre actualidade, direitos humanos, corrupção, opinião e liberdade.

CONTACTOS

© 2020-2025 O Decreto | Todos os direitos reservados