Moradores do Bairro Palanca revoltados com o abandono e falta de saneamento básico

A degradação das ruas e a falta de saneamento básico têm tirado o sossego dos moradores do bairro Palanca, no município do Kilamba-Kiaxi, em Luanda. O lixo acumulado e o mau estado das vias dificultam a circulação e tornam a vida dos habitantes ainda mais complicada.

Uma das ruas mais problemáticas da região, a conhecida “Rua G”, é apontada pelos moradores como um exemplo do abandono do bairro, com buracos que prejudicam tanto pedestres quanto motoristas.

Domingos Augusto, residente há mais de oito anos no Bairro Palanca, afirma que a situação piorou nos últimos tempos: “Aqui no Palanca estamos mal. Há lixo espalhado por todo lado, os carros de recolha já não passam há muito tempo, e nem todas as ruas têm contentores, o que complica ainda mais a situação”, lamenta.

Diante do descaso das autoridades, moradores são forçados a tomar medidas por conta própria: “Somos nós que tentamos limpar as ruas e, em alguns casos, usamos o próprio lixo para tapar os buracos”, revela Domingos.

O automobilista Walter Francisco destaca os prejuízos causados pelo estado das vias: “Os carros sofrem muito aqui. As molas quebram o tempo todo. Para ter uma ideia, levo meu carro ao mecânico duas vezes por semana, porque o asfalto já não tem condições”, reclama.

Hélia Vasco, outra moradora, afirma que já recorreu várias vezes à administração local para relatar os problemas do bairro, mas não obteve resposta. “A administração do Palanca não faz nada. Sempre que vamos lá, simplesmente ignoram as nossas reclamações”, denuncia.

A equipa do O Decreto tentou contactar a administração Municipal do Kilamba Kiaxi para obter esclarecimentos, mas não obteve qualquer resposta.

Tavares Gabriel
O Decreto

O Decreto é um portal de notícias de Angola sobre actualidade, direitos humanos, corrupção, opinião e liberdade.

CONTACTOS

© 2020-2025 O Decreto | Todos os direitos reservados