O jurista, acadêmico e antigo assessor do Grupo Parlamentar da UNITA, Daniel Gonçalves de Assunção Pereira, mais conhecido por Dani Pereira, foi nomeado recentemente por Luís Castro, presidente do recém-formado Partido Liberal, para assumir as funções de vice-presidente daquele partido, confirmou a O Decreto fontes próximas ao político.
A informação sobre a saída de Daniel Pereira, ainda não foi confirmada pela UNITA. O Decreto contactou o porta-voz da UNITA, Evaldo Envangelista que disse não ter recebido até ao momento qualquer informação sobre o abandono de Pereira do Partido Galo Negro: “… não nos chegou rigorosamente nada sobre o assunto. Vou procurar saber do mesmo, porque não remeteu nada ao Secretariado Geral e muito menos ao Comitê Nacional da JURA, do qual é membro”, disse Evangelista. Entretanto, O Decreto teve acesso a missiva datada de 29 de Abril de 2025, que Dani Pereira disvincula-se ao Partido que militou por mais de dez anos.
Formado em Direito pela Universidade Católica de Brasília, República Federativa do Brasil, foi, até o mês passado, redator de diversas leis e assessor principal do Grupo Parlamentar do Partido UNITA, onde militou desde 2015.
Nascido aos 15 de abril de 1987, em Kiaposse, Município do Golungo-Alto, Província do Kwanza-Norte, Pereira é pós-graduado em Direito e Processo Eleitoral pela Faculdade Cristã de Amazonas (FCA), e em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Estado do Paraná, Brasil.
É docente universitário desde 2015, nas cadeiras de Direito Constitucional e Direito Internacional Privado no Instituto Superior de Angola (ISA); de Direito Econômico no Instituto Superior Intercontinental de Luanda (ISPIL), entre 2016 e 2018; e de Ciências Políticas e Direito Constitucional no Instituto Superior Nelson Mandela, entre 2018 e 2022.
Assessor jurídico da Assembleia Nacional, indicado pelo Grupo Parlamentar da UNITA, é presidente fundador do Fórum Angolano dos Docentes Universitários (FADU), co-promotor do Primeiro Congresso Nacional de Direito Eleitoral, e um dos precursores do Direito Eleitoral em Angola, com duas obras científicas publicadas, com os seguintes títulos: Fases do Processo Eleitoral Angolano e Compliance Partidário e Financiamento aos Partidos Políticos em Angola e Prestação de Contas Eleitorais. Tem ainda vários artigos de opinião publicados.
Analista de rádios e TVs, foi comentarista residente para as eleições de 2022 na Rádio Luanda Comercial (LAC), no programa Estado da Nação da Rádio MFM (2022), e na Rádio Correio da Kianda, no programa Geração 80.
Partido Liberal realiza nos próximos dias 17 e 18 deste mês o congresso constitutivo na província do Huambo onde vai ratificar a nomeação.
Coque Mukuta
O Decreto




