O advogado angolano Zola Ferreira Bambi foi distinguido com o prestigiado Lawyers for Lawyers Award 2025, em reconhecimento ao seu notável contributo na defesa de jornalistas e da liberdade de imprensa em contextos de elevado risco e repressão. A distinção representa um marco significativo para a advocacia angolana e reforça a visibilidade dos profissionais de justiça que atuam na linha da frente pela liberdade de informação em África.
Dentre as figuras angolanas já defendidas pelo jurista constam nomes como do presidente do MEA, Francisco Teixeira, activista Adolfo Campos,Gilson da Silva Moreira (Tanaice Neutro), Hermenegildo André (Gildo das Ruas), Abraão Pedro Santos (Daniel Pensador), Laurinda Gouveia, Nito Alves e o conhecido jornalista Coque Mukuta.
Durante a cerimónia realizada no teatro De Rode Hoed, em Amesterdão, Países Baixos, Zola Bambi foi amplamente elogiado pela sua corajosa actuação em Angola, num ambiente frequentemente hostil à liberdade de expressão. O seu trabalho na representação de jornalistas perseguidos por reportagens críticas ao poder foi destacado como exemplo de compromisso com a justiça e os direitos fundamentais.
O prémio Lawyers for Lawyers é entregue anualmente a juristas que demonstram excelência e coragem na promoção do Estado de direito em ambientes adversos.
O Decreto




