O Decreto analisou as recentes declarações do Presidente João Lourenço, com foco na promoção de jovens em cargos de destaque, especialmente após o seu discurso onde ressaltou à indicação de José Eduardo dos Santos aos 37 anos como líder do MPLA e da República para desenhar um futuro melhor para a juventude angolana.
Em Angola, a faixa etária dos jovens varia dos 14 aos 35 anos, mas, no executivo (de proximidade) de João Lourenço, não se encontram indivíduos nessa faixa em posições relevantes.
Adão Francisco Correia de Almeida, Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, já tem 45 anos. Pedro Fiete Correia Raimundo, Secretário para a Reforma do Estado, é o mais novo do conjunto, com apenas 38 anos.
Dionísio Manuel da Fonseca, Ministro da Administração do Território, 42 anos. Marcy Cláudio Lopes, Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, 43 anos. Vera Esperança dos Santos Daves de Sousa, Ministra das Finanças, 41 anos. João Diogo Gaspar, Governador do Cuanza Norte, 41 anos, e Manuel Gomes da Conceição Homem, Governador de Luanda, 45 anos.
Esses dados revelam que, apesar da presença de aparentemente jovens, os idosos ainda tem grande peso no governo. O Presidente tem hoje 70 anos, e a vice-presidente Esperança da Costa, de 63, pode se entender que a juventude ainda não ocupa os cargos mais altos.
A comparação com a ascensão de José Eduardo dos Santos, que assumiu a liderança com apenas 37 anos já não faz sentido. Lembrando que antes mesmo, José Eduardo dos Santos já tinha ocupado os cargos de Ministro das Relações Exteriores (1975-1976). Ministro do Planeamento (1976-1978) e Vice-Primeiro-Ministro (1978-1979).
No entanto, figuras como Márcio de Jesus Lopes Daniel, o novo Ministro do Turismo, de 39 anos, e Pedro Fiete Correia Raimundo, de 38 anos, não podem representar uma aposta na juventude.
Lamentavelmente, o discurso do Presidente da República, João Lourenço, neste capítulo carece de coerência lógica, pois não está associada a prática.
No seu discurso partidário de 26 de Agosto, João Lourenço sinalizou o desejo de escolher um sucessor mais jovem para a presidência, o que, segundo analistas, pode indicar uma preferência por figuras mais maleáveis. Isso sugere a possibilidade de uma bicefalia no MPLA, com João Lourenço mantendo influência significativa sobre o governo, mesmo após a escolha de um novo Presidente da República.
A ver vamos…
O Decreto




