O MPLA, A REPÚBLICA POPULAR DE ANGOLA E OS MERCENÁRIOS – Kamalata Numa

O MPLA, A REPÚBLICA POPULAR DE ANGOLA E OS MERCENÁRIOS.

“Angola e os mercenários: uma posição de princípio” é texto do Doutor Mário Pinto de Andrade que é possível encontrar nas redes sociais.

Em relação a este texto, em nome da honestidade intelectual, algumas verdades que o autor omitiu por desconhecimento ou outra razão têm de ser ditas e são as seguintes:

Primeiro: Entre 1974/1975 e com ajuda dos portugueses, o MPLA recrutou mercenários katangueses que estiveram ao serviço de Portugal até 25 de Abril de 1974.

Estes mercenários katangueses lutaram contra a FNLA e a UNITA a mando do MPLA e como contra partida foram beneficiados com espaços para exploração de diamantes nas Lundas. Outros tornaram-se cidadãos que galgaram postos importantes na hierarquia das FAPLA e das FAA. Outros na hierarquia política como …

Segundo: Entre 1975/1991, estiveram em Angola mercenários russos e cubanos. Até hoje Angola continua a pagar dívidas pelos serviços por estes prestados ao MPLA.

Terceiro: Entre 1991 aos dias de hoje por Angola têm passado hordas mercenárias com títulos de assessores que pululam os três poderes de Angola ganhando enormidades financeiras, onde o angolano recebe migalhas. E, ainda, para os países destes mercenários assessores voam os dinheiros roubados do erário por angolanos que se comportam também como mercenários.

Em anexo o vídeo com as declarações de Rosa Coutinho o mercenário-mor português ao serviço do MPLA na violação dos Acordos de Alvor.

OBRIGADO

Por Kamalata Numa

Luanda, 24/04/23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *