Rui Falcão mina relação com CNJ e rejeita estender a mão a Isaías Kalunga

O recém-nomeado ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, é acusado de ter saído mal na fotografia, na manhã desta sexta-feira, 23, no encontro de auscultação realizado na Galeria dos Desportos com as associações juvenis pertencentes ao CNJ e não só.

O encontro entre o novo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade e às associações juvenis filiadas ao Conselho Nacional da Juventude (CNJ), e não só, aguardado com bastante expectativa pelas agremiações, foi aquém do esperado.

Segundo apurou O Decreto, o encontro desta sexta-feira, 23, foi organizado pelo Ministério agora liderado pelo antigo porta-voz do MPLA, no quadro da auscultação de vários segmentos da sociedade que respondem à juventude e desporto, pelo que, ao presidente do Conselho Nacional da Juventude coube a responsabilidade de convocar as organizações juvenis.

Realizado na Galeria dos Desportos no Complexo da Cidadela, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, que chegou ao local com algum tempo de atraso, uma vez que, a sala já se encontrava totalmente preenchida com os líderes juvenis à sua espera, incluindo o presidente do CNJ, Isaías Kalunga, perto das 11h00, Rui Falcão chegou a bordo de uma viatura protocolar.

Apercebendo-se da sua chegada, o líder do Conselho Nacional da Juventude, que se encontrava perfilado para recebe-lo, tão logo Rui Falcão desceu da viatura, Isaías Kalunga foi ao seu encontro com intuito de saudar e desejar as boas-vindas, mas segundo testemunhou O Decreto, no local, Rui Falcão simplesmente desviou o seu olhar para o lado esquerdo, limitando-se apenas a colocar a mão no bolso direito onde tirou uma nota de 5000 kwanzas e ofertou as bailarinas de dança de uma agremiação cultural.

O gesto do ministro Rui Falcão, que não saudou Isaías Kalunga, o líder que reuniu os jovens no encontro foi contestada por pessoas que acompanharam a cena, o que demonstra a existência de um clima de crispação entre Rui Falcão e Isaías Kalunga

Entretanto, posto no interior da Galeria dos Desportos e antes de entrar para a sala protocolar, Rui Falcão encontrou a comitiva da JMPLA encabeçada pelo seu secretário nacional, Crispiniano dos Santos. A este, o ministro da Juventude e Desportos não hesitou e “deu-lhe uma abraço muito forte”.

Diante dos factos, aventa-se um clima muito tenso entre o novo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, e o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), na pessoa do seu presidente, Isaías Kalunga.

Contactado, o governante negou as acusações e considerou-se “uma pessoa bem educada e com berço” disse Rui Falcão numa curta mensagem partilhada com o Decreto.

Decreto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *