A Editora Kalypy apresenta no próximo dia 16 de dezembro de 2024, às 15h, no auditório da Livraria das Irmãs Paulinas, em Luanda, o livro “Os Maiombolas de Phungu a Ndongo”, de autoria do jornalista e escritor Manuel Luamba.
Com prefácio do renomado escritor e jornalista José Eduardo Água Lusa, a obra é descrita como uma narrativa mágica que combina realismo africano e uma imersão épica no quotidiano tradicional das culturas e populações de Angola. Água Lusa destaca a importância do romance, que resgata valores e hábitos tradicionais que estão ameaçados de extinção pela modernidade.
Uma obra para perpetuar a identidade cultural
“Os Maiombolas de Phungu a Ndongo” surge em um momento de grande necessidade cultural, onde a modernidade tem suprimido os valores mais sagrados e os bons costumes. A obra de Manuel Luamba destaca-se como um exercício literário de restauração e preservação da riqueza cultural angolana, promovendo a identidade e o desenvolvimento cultural do país.
O autor utiliza uma linguagem que combina o português e o kimbundu, criando um diálogo entre culturas e quebrando barreiras filosóficas, o que torna o livro um marco importante para leitores com uma visão de futuro.
A apresentação do livro promete ser um momento único, funcionando como um espaço de encontro e troca entre culturas e gerações. A Editora Kalypy convida os órgãos de comunicação social a registarem este evento marcante para a literatura e cultura angolana.
Quem é Manuel Luamba?
Manuel Luamba é um jornalista multimídia, ator de teatro e empreendedor angolano, nascido a 9 de agosto de 1985, em Kitumbo, município de Kalandula, província de Malanje. É licenciando em Direito pela Universidade Católica de Angola (UCAN) e tem uma carreira marcada por sua dedicação à arte, jornalismo e inovação.
- Actor desde 2000 e cofundador do grupo “Voz no Silêncio Teatro”, um dos fundadores do Festival Internacional do Teatro do Cazenga (FESTECA).
- Membro do Sindicato dos Jornalistas Angolanos desde 2008, atualmente é presidente do Conselho Fiscal e representante do sindicato no MISA-Angola.
- Criador do site informativo Afonte, da Rádio Afonte e da Afonte TV, com o slogan “A origem da notícia”.
- Correspondente da DW África (Rádio Internacional da Alemanha) desde 2015 e do Canal África News (SABC).
- Foi editor, locutor e chefe de redação na Rádio Nova.
- Desde 2023, atua como formador de fact-checking, após treinamento pela Africa-Check na África do Sul, a convite da organização Manifexto.
Manuel Luamba combina sua experiência no jornalismo e nas artes para produzir conteúdos que valorizam a cultura angolana, promovendo reflexões profundas sobre a identidade e o futuro do país.
O Decreto




