Pessoas estranhas ameaçam dirigentes da UNITA por não aceitarem resultados eleitorais

Pessoas não identificadas estão a afixar nas portas de alguns dirigentes da UNITA, papeis com desenho de crânio humano.

Na referida imagem, lê-se também “MARCADO”.

A denúncia é feita pelo político Nelito Ekuikui, onde descreve que: “Foram encontrados papéis afixados nas portas de alguns dirigentes da UNITA, com desenho de crânio humano e com a seguinte palavra: “MARCADO”” disse.

Além da residência de Nelito Ekuikui foi também colocado em casa de Kamalata Numa, um renomado general daquele partido.

Ekuikui reafirma que: “Mudanças são necessárias e essa é a verdade de todas as civilizações. As transformações sempre levaram o homem primitivo num clima de extrema desconfiança, desconforto e estado de natureza” disse. Acrescentando que: “No caso de Angola, esse estado selvagem desperta na corja do MPLA quando o poder lhes escapa, e quando se sentem totalmente rejeitados pelo povo.

Terminando dizendo que o MPLA foi derrotado nas urnas pelo povo, “ameaças nessa altura não ajuda em nada, é extremamente desnecessário essa tentativa de intimidação, tudo que acontecer aos dirigentes da UNITA, aos Angolanos e Angolanas no geral, será de inteira responsabilidade do “MPLA” um partido primitivo perdido no tempo” disse aquele deputado angolano.

Entretanto, Adalberto Costa Júnior, líder do principal partido na oposição, UNITA, disse na noite desta quinta-feira, 1 de setembro, que o seu partido e parceiros da Frente Patriótica Unida (FPU) não reconhecem os resultados definitivos publicados esta semana pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

Costa Júnior reiterou a posição anterior do seu partido, justificando o silêncio da UNITA até ao momento. Uma das razões, disse, está relacionada com o “contencioso eleitoral, cujos prazos em execução neste momento e previstos na lei procurámos respeitar”.

Por outro lado, disse o presidente da UNITA, a outra razão de não se terem pronunciado “diz respeito à contagem paralela, um processo sensível e complexo, que se encontra agora na sua fase final”.

Adalberto Costa Júnior disse que a UNITA dialogou com embaixadores de países membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, bem como com outros países com relações de “relevância” com Angola e com “responsáveis de instituições idóneas da sociedade civil”.

Na comunicação feita a partir da sede do partido, em Viana, arredores de Luanda, Costa Júnior foi perentório em dizer que “no dia 24 de agosto o povo mudou na mudança, pelo que a UNITA e seus parceiros da Frente Patriótica Unida não reconhecem os resultados definitivos publicados esta semana pela Comissão Nacional Eleitoral, porque estes não reflectem a verdade eleitoral”.

O Decreto