Analistas alertam queda da popularidade do líder da UNITA

Apesar da falta de pesquisas específicas sobre a popularidade dos líderes políticos em Angola, analistas denotam uma queda na popularidade do presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, em comparação com o período que antecedeu as eleições gerais de 2022.

Em resposta, o partido do “Galo Negro” afirma que “a popularidade do presidente Adalberto Costa Júnior continua em níveis muito altos”.

Na opinião do jurista Manuel Cangundo, comparativamente ao período 2019 a 2022, é fácil perceber que a popularidade de Costa Júnior caiu. “Sem sombra de dúvida!”, exclamou o também analista político, que para ele, no passado o líder da UNITA gozava de uma popularidade sem precedente.

“Salvo melhor opinião, que metia medo a certas individualidades, infelizmente, isso mudou drasticamente”, notou Manuel Cangundo.

Para o jurista, a queda da popularidade de Adalberto Costa Júnior deveu-se às investidas do MPLA, assim como questões de ordem pessoal de Costa Júnior, “sobretudo a forma como lhe deu com o dossier – eleições 2022, teve um impacto muito forte para o desfecho do cenário”, acrescentou.

Por sua vez, Domingos Eduardo Chipilica, outro jurista, acredita que o contexto de sua ascensão o levou a desenvolver um comportamento egocêntrico, cercado por seguidores “yes-men”, o que resultou na dificuldade de estabelecer colaborações com entidades e indivíduos externos à Frente Patriota Unida (FPU) e à própria UNITA.

Para o causídico, “ACJ não está a conseguir tirar proveito da situação económica e financeira, ou seja, da clara desgovernação que o país vive”, disse.

Para a saída da suposta impopularidade de Adalberto Costa Júnior, o também analista político defende que os políticos que rodeiam o líder da oposição, devem saber ler os sinais dos tempos. “Crítica por crítica não resolve… é preciso criar projectos de sustentabilidade económica e financeira (empresas) prestadoras de serviços, empregando pessoas e ser útil para a sociedade”, disse.

Em reacção o secretário para a Comunicação e Marketing da UNITA, Evaldo Evangelista, negou a baixa da popularidade do presidente do seu partido.

Na visão de Evangelista, a popularidade do presidente Adalberto Costa Júnior continua em níveis muito altos, pois segundo o político “basta olhar como é recebido em toda parte por onde passa”, afirmou.

Evaldo Evangelista entende ser necessário inovar com trabalho à imagem do líder: “temos que aceitar que a dinâmica da vida, exige de nós uma constante inovação e o presidente Adalberto Costa Júnior é um líder visionário e à altura de tirar Angola da situação difícil em que se encontra, porque convive com o povo e conhece os seus anseios”, sublinhou.

O secretário para a Comunicação e Marketing da UNITA, salientou que o presidente do seu partido: “vai continuar a implementar o seu programa de diálogo e proximidade com as comunidades, que começou em 2023”, realçou.

Fontes internas da UNITA adiantam que, devido à sua baixa popularidade, figuras como Liberty Chiyaka, Massanga Savimbi, Adriano Sapinãla e Nelito Ekuikui preparam-se para desafiar num futuro não muito longe, substituir Adalberto Costa Júnior.

O Decreto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *