Operação contra “rebelião” leva vários activistas as cadeias de Luanda

O activista Zola Álvaro é uma das vítimas desta operação anunciada por um oficial superior dos Serviços de Investigação Criminal angolano.

Entretanto, em declarações à DW África, o porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, diz não ter conhecimento da detenção de activistas, mas confirma que está em curso uma operação que visa deter cidadãos que estejam a “incitar a rebelião”.

“Várias pessoas estão detidas por incitação à violência. Não tenho como precisar o número agora, mas continuam a ser feitas várias detenções por incitação à violência, sobretudo no âmbito dos dados eleitorais”.

Manuel Halaiwa esclarece que os cidadãos são livres de realizarem protestos, “o que não é permitido é a incitação à violência e atos de rebelião. Vandalismo, desordem pública e arruaça não são permitidos por lei. A própria lei penal sanciona este tipo de conduta”, acrescenta.

Sabe-se que outras três pessoas foram detidas após serem entrevistados pela agência Lusa sobre um protesto. Serviço de Investigação Criminal confirma ter em curso operação contra “rebelião”.

Activista Zola Álvaro, do movimento cívico Mudei, foi detido, na manhã desta quarta-feira (14.09), alegadamente por efetivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), na sua residência no distrito urbano do Kikolo, município de Cacuaco, província de Luanda.

A denúncia foi feita pela família do jovem, que afirma que as autoridades invadiram a sua casa sem mandado de prisão.

O Decreto